Não é segredo para ninguém que o setor financeiro é uma das áreas mais importantes para o sucesso e a operacionalização de uma empresa. Seja você uma grande, média ou pequena corporação, é fundamental ter uma visão clara sobre as suas finanças para tomar decisões inteligentes, estruturar estratégias de crescimento e garantir a longevidade do negócio.
Apesar dessa obviedade, muitas organizações apresentam dificuldades em gerir as suas finanças. De acordo com o estudo feito pelo Instituto Locomotiva em 2024, em parceria com o Banco Itaú, nove a cada dez líderes de PMEs têm dificuldades na gestão financeira de seus negócios.
A má gestão pode fazer com que empresas desperdicem capital, percam talentos para a concorrência, tomem decisões equivocadas e, no pior dos cenários, o encerramento das atividades.
No meio desse caos todo, existe um profissional que pode mudar a maré e ajudar empresas a encontrarem o caminho para uma gestão financeira, o BPO Financeiro.
O que é um BPO Financeiro?
Antes de saber o que é um BPO financeiro, primeiro precisamos entender o que é BPO.
BPO significa Business Process Outsourcing. No bom portguês, pode ser traduzido para “terceirização de processos de negócios”. Ou seja, um BPO nada mais é do que um profissional terceirizado que presta os seus serviços para outras empresas.
Logo, um BPO financeiro é a terceirização dos serviços financeiros de um negócio.
É uma prática que cada vez mais vem sendo adotada no mercado, pois ao terceirizar uma área que não é o seu core business, empresas conseguem priorizar suas atividades-chave e traçar estratégias de crescimento, ao mesmo tempo otimizam processos e economizam recursos.
Quais são as funções de um BPO Financeiro?
As funções desse profissional vão variar de acordo com as demandas de cada empresa. Portanto, antes da contratação, é preciso identificar as falhas e as necessidades da área financeira para explicar para o BPO Financeiro, para que ele possa desenvolver um serviço personalizado e ajudar você na gestão monetária.
No geral, essas são algumas das atividades que esses profissionais podem realizar:
- Conciliação bancária
- Gerenciar pagamentos
- Controle do fluxo de caixa
- Emissão de notas fiscais e boletos
- Gestão de documentos financeiros
- Agendar pagamentos e transações
- Preparar relatórios financeiros e fazer a gestão de indicadores de desempenho
Todas essas tarefas são executadas dentro de sistemas de gestão, que contam com ferramentas para automatizar processos repetitivos, gerar diagnósticos, controlar as atividades, gerenciar acessos, trocar informações sensíveis e muito mais. É um arsenal completo de recursos e tecnologias que proporcionam segurança, agilidade, eficiência e, acima de tudo, transparência para você sobre o seu negócio.
Logo, o BPO financeiro se torna uma peça-chave dentro das estratégias das empresas, podendo não apenas contribuir na otimização de demandas, mas também na tomada de decisão. Você terá ao seu lado uma pessoa com acesso a dados, informações, gráficos e KPIs, que irá te ajudar a tomar decisões mais assertivas e menos precipitadas.
Por que contratar um BPO Financeiro?
Contratar o profissional de outsourcing promove uma série de vantagens para as empresas, como foco em atividades estratégicas, diminuição de custos fixos, agilidade nos processos, otimização de recursos e tempo.
Abaixo destrinchamos algumas dessas vantagens:
Priorização de demandas e áreas
Com um especialista cuidando da gestão financeira da sua empresa, você pode dedicar os seus esforços para outras áreas e atividades que demandam mais a sua atenção. Dessa forma, além de priorizá-las, você assegura que a operação de marketing e vendas, por exemplo, esteja funcionando.
Você também ganha tempo para traçar estratégias de crescimento e manter a relevância competitiva no mercado.
Redução de custos
O BPO financeiro conta com os seus equipamentos e sistemas próprios de gestão e operação, o que faz com a empresa não precise gastar na contratação de plataformas, podendo economizar recursos ou direcioná-los para outros setores.
Além disso, conforme o negócio cresce e as demandas, possivelmente, diminuem, é possível ajustar o valor do serviço prestado.
Otimização de processos
A empresa contratante conta com um profissional qualificado e capacitado, que auxilia na diminuição de erros e agiliza processos, contribuindo para uma melhora na eficiência operacional.
Decisões mais precisas
Tendo em mãos relatórios financeiros mais detalhados, dados mais precisos e KPIs mais confiáveis, as organizações obtém insights mais estratégicos para uma tomada de decisão mais exatas.
Conclusão
Nenhum negócio cresce de forma sustentável sem uma gestão financeira organizada. Tentar cuidar de tudo sem uma equipe especializada, pode custar tempo, recursos e até mesmo a longevidade da empresa. O BPO financeiro surge justamente para mudar esse cenário: ele não é apenas um serviço terceirizado, mas um aliado estratégico que garante clareza, eficiência e segurança para as finanças do seu negócio.
Ao contar com profissionais qualificados, você ganha tranquilidade para priorizar estratégias de crescimento da sua empresa, tendo a certeza de que suas finanças estão geridas com segurança, qualidade e transparência.
A MFB BPO Financeiro pode ajudar você na gestão financeira do seu negócio. Agende uma conversa com os nossos especialistas agora mesmo e conheça os nossos planos.
Siga a gente no Instagram, Facebook e Linkedin, e fique por dentro das novidades e dos nossos conteúdos.